Muitos atos cívicos mudam o destino de uma Nação! Escrevendo sobre um ato cívico tradicionalista, certamente a "GARDA DA CHAMA CRIOULA", muda a história de uma entidade e dos gaúchos a cada ano.
A honra de guarnecer o símobolo maior do tradicionalismo, mesmo que por breves instantes, escreve na história atitudes que representam a busca do bem comum da sociedade, a valorização dos custumes do nosso povo, o comprometimento com os princípios éticos, de igualdade, liberdade e humanidade.
Cito exemplo de diversos tradicionalistas que fazem a ronda da chama durante a madrugada, ocasião em que não tem ninguem de assistente, porém o sentimento de compartilhar com outros a divisão de uma tarefa ímpar em nome de nobres ideais faz inflamar em nossos corações o real sentido de Pátria.
Exemplo disso: O casal patrão do DTG MESCLA DE GUAPOS - SOGIPA - Volnei de Morais Xavier e Zaida Eloá Bandeira Xavier, que próximo das 5:00 horas já estavam apostos para renderem companheiros tradicionalistas na função da guarda da Chama Crioula.
Mas não fica por ai! Confiram nos retratos o Coordenador do Cerimonial da CHAMA CRIOULA - 1ª RT-RT - 2011 - Sr. Celso Guimarães executando o protocolo de substituição de Carine Freitas e Vicente Schroeder do Piquete Herança Crioula, redidos pelos tradicionalistas Denise Estrada e Paulo Estrada - Piquete Grito do Quero Quero.
Por outro lado, em um dia ensolarado, como Parque Harmonia tapado de gaúchos, todo enfeitado com prendas e crianças, emanando a fumaça do churrasco domingueiro, que certamente se monitorado por satélite acreditariam que existem uma grande queimada no centro de Porto Alegre, abrir mão de tudo isso para guarnecer a Chama Crioula é um ato de devoção e civismo tão grande que podemos comparar aos soldados de no passado deixaram suas família indo a guerra por ideais e atitudes que hoje garante nosso territorio e nossa liberdade!
VIVA AOS GAÚCHOS E GAÚCHAS DE TODOS OS TEMPOS!!!!!
A Todos que tem participado deste ritual tradicionalista, dando exemplo de civismo, sociabilidade, valorização dos usos e costumes da gente do nosso pago gaúcho, fica o agadecimento do Coordenador e de todos os integrantes da Coordenadoria da 1ª RT-RS.
UM FORTE ABRAÇO GAÚCHO TCHÊ!!!
VITOR POCHMANN
DIRETOR SOCIAL - 1ª RT - MTG - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário